Narcisismo
- Warley Lamartine Correia
- 7 de abr. de 2017
- 1 min de leitura

"Narciso, durante uma caçada, fez uma pausa junto a uma fonte de águas claras. Olhando-as, viu-se refletido nas águas e supôs estar a ver outro ser. Paralisado, nunca mais consegui desviar os olhos daquele rosto que era o seu. Apaixonado por si próprio, Narciso mergulhou os braços na água para abraçar aquela imagem que não parava de se esquivar. Torturado por esse desejo impossível, chorou e acabou por entender que era ele mesmo o objecto do seu amor. Ficou a contemplar a sua imagem até morrer. A flor conhecida pelo nome de Narciso nasceu, então, no lugar onde morrera."
O transtorno de Personalidade Narcisista reflete no indivíduo de forma autoengrandecedora, não existindo preocupação com as necessidades e os sentimentos dos outros. Como critério diagnóstico, segue alguns deles: Exigência de admiração excessiva, crença de ser especial, ausência de empatia e explora muitas vezes nos seus relacionamentos interpessoais.
Alguma das causas relacionadas ao transtorno são admiração excessiva dos pais, traumas na infância (abuso emocional).
Como estratégia de tratamento, trabalhar as habilidades alternativas de modificações no comportamento nos relacionamentos interpessoais e a reinterpretação das crenças disfuncionais sobre si mesmo e as emoções para que desenvolva uma autoconfiança mais resistente e menos reativa.
Comments